O ambiente construído molda as nossas vidas. É também amplamente responsável pelas alterações feitas pela humanidade nos ecossistemas de nosso planeta. Portanto, para permitir que toda a vida na Terra continue sendo sustentada, devemos transformar urgentemente a maneira como construímos - no ritmo e na escala. Como uma organização sem fins lucrativos profundamente empenhada em possibilitar esta mudança, a Fundação Holcim reformulou seu principal concurso –Holcim Awards– para trazer à luz e premiar estudos de casos reais que exemplificam as práticas mais inovadoras na construção sustentável.
Como assegurar um "futuro habitável" é algo cada vez mais urgente, os desafios de acelerar a mudança do sistema em larga escala precisam ser identificados e as melhores soluções práticas democratizadas. Os atores de toda a cadeia de valor da construção global têm o poder e a responsabilidade de empreender uma transformação sustentável e garantir um ambiente construído futuro, no qual tanto as pessoas quanto o planeta possam prosperar. A indústria deve fazer progressos em escala global em questões como a crise habitacional global, mitigação e adaptação climática, bem como a restauração e regeneração de ecossistemas.
Em suas quase duas décadas de história, os Holcim Awards receberam mais de 30.000 inscrições e desenvolveram uma reputação internacional por identificar abordagens de vanguarda, com mais de 250 projetos premiados reconhecidos em 70 países. Novamente, a Fundação Holcim está convocando arquitetos, urbanistas e engenheiros para apresentar projetos de design e construção sustentáveis que liderem o caminho na transformação do setor de construção. A edição de 2023 está aberta para submissões até 30 de março de 2023. As inscrições para os cinco concursos regionais devem ser apoiadas por clientes e contratadas para a execução, sendo que o projeto não deve ter iniciado a construção antes de 1º de janeiro de 2022 e deve ter pelo menos alcançado a fase de projeto detalhado.
Os júris serão presididos por Tatiana Bilbao, Fundadora, Tatiana Bilbao ESTUDIO (para a região da América Latina), Craig Dykers, Sócio Fundador, Snøhetta (América do Norte), Lesley Lokko, Fundadora, African Futures Institute (Oriente Médio e África), Manit Rastogi, Sócio Fundador, Morphogenesis (Ásia Pacífico), e Belinda Tato, Sócia Fundadora, Ecosistema Urbano (Europa).
"Estamos convidando todos os futuros criadores a fazer parte do Holcim Awards e entrar no concurso até 30 de março de 2023", diz Laura Viscovich, Diretora Executiva da Fundação Holcim. "Estamos mais empenhados do que nunca em assegurar que o pensamento de vanguarda e as melhores soluções práticas sejam colocadas nas mãos de todos - e isso começa por encontrar os melhores projetos em design e construção sustentáveis através dos Holcim Awards".
Entre os vencedores anteriores, há Prêmios Pritzker como Diébédo Francis Kéré (2022), Alejandro Aravena (2016) e Wang Shu (2012), bem como projetos reconhecidos pelo Aga Khan Award for Architecture (AKAA), como o de BIG-Bjarke Ingels Group (2014/16) e Riwaq – Centre for Architectural Conservation (2011/13).
Como a Fundação Holcim define um curso para identificar, discutir e democratizar o mais recente pensamento de ponta e práticas recomendadas em construção sustentável de todo o mundo, esta edição foi adaptada dos ciclos anteriores do concurso. Ela será realizada por um ciclo de dois anos - e não de três - e requer respostas mais detalhadas em uma série de pontos de dados de sustentabilidade como parte da submissão.
"Estamos evoluindo todos os nossos programas para garantir que manteremos com o impacto em escala e velocidade necessários, mas também colaboraremos mais amplamente com um ecossistema cada vez maior de indivíduos e organizações com ideias semelhantes para impulsionar a mudança do mundo real," explica Laura Viscovich.
O concurso oferece um prêmio total em dinheiro de 1 milhão de dólares em cinco regiões: Ásia Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte. USD 200.000 por região serão divididos entre os vencedores dos Prêmios Holcim Ouro, Prata, Bronze, e de Reconhecimento para cada região.
Os critérios de avaliação do concurso utilizados pelos júris de especialistas independentes são baseados nos quatro objetivos da Fundação para a construção sustentável que servem como um roteiro para impulsionar a mudança do sistema:
- Lugares edificantes: Estruturas belas e espacialmente relevantes que trabalham em uníssono com o contexto e a cultura local.
- Planeta saudável: Estruturas que minimizam o uso de recursos, evitam emissões e incorporam soluções para reparar ecossistemas e restaurar a biodiversidade.
- Economia viável: Planejamento financeiro que combine viabilidade de projetos de curto prazo com criação de valor circular de longo prazo.
- Comunidades prósperas: Ambientes de vida inclusivos e acessíveis que cultivem a equidade, a saúde e o bem-estar.
As inscrições para o concurso são gratuitas, usando um formulário online de informações em inglês sobre a equipe de projeto, resumo da proposta, resposta aos critérios de sustentabilidade, incluindo pontos de dados, assim como as imagens do projeto. O concurso está aberto para inscrições até 30 de março de 2023, às 14:00hrs UTC.
O anúncio dos vencedores e a cerimônia de entrega dos troféus será realizada em 18 de novembro de 2023, na 18ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza: O Laboratório do Futuro.
Veja como se inscrever e mais informações sobre o concurso aqui, e saiba mais sobre a Fundação Holcim.
How to apply and more information on the Awards competition here, and find out more about the Holcim Foundation here.